ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3530
Título: O descompasso entre o desenfreado crescimento das relações virtuais e a segurança jurídica: análise sobre o comércio eletrônico das moedas digitais
Autor(es): BIANCONI NETO, Ademir Décio
JACINTO, Maria Clara Ventura
SILVA, Maria Eduarda de Azevedo
Palavras-chave: Criptomoedas
Relações virtuais
Lacunas normativas
Moedas digitais
Insegurança Jurídica
Data do documento: 8-Jun-2023
Resumo: O presente artigo busca desenvolver um estudo acerca das criptomoedas à luz da legislação brasileira. O desenvolvimento do trabalho tem como objetivo geral estabelecer uma análise sobre as consequências do crescimento desenfreado das moedas digitais. Tem-se como objetivos específicos, compreender a forma pela qual se configura a insegurança jurídica em razão de características como a volatilidade do mercado de ativos financeiros. Objetiva-se, ainda, compreender as lacunas legais existentes acerca do tema, as quais fragilizam as relações jurídicas comerciais digitais. A importância do desenvolvimento do estudo sob tais perspectivas se justifica ao serem constatados entraves oriundos da atual normatização específica e da morosidade para legislar sobre o tema, considerando-se que se trata de um modelo de moeda relativamente recente. Bem como a incompatibilidade deste tipo de ativo financeiro em comparação com os aspectos tradicionais dos modelos de comportamento do mercado digital e comércio em geral, através dos quais se abrem precedentes para a consolidação de relações desequilibradas. O estudo transverso se desenvolveu utilizando-se do método dedutivo, tendo como fonte conteúdos obtidos através de pesquisa bibliográfica exploratória, utilizando legislação específica que trata acerca de aspectos financeiros e de relações entre particulares. Foram utilizados, ainda, artigos científicos que abordam o tema das criptomoedas, jurisprudências e projetos de lei. A utilização dos conteúdos se deu através de uma análise qualitativa. Por meio do desenvolvimento do trabalho, foi possível constatar que a vigente legislação específica para tratar sobre criptomoedas não supre tal necessidade e pode abrir margem para a concretização de desarranjos que incidem sobre aspectos tributários, contratuais, comerciais, tecnológicos e criminais em diversos setores da sociedade.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3530
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ADEMIR, MARIA CLARA E MARIA EDUARDA.pdf464,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.