ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2839
Título: SOCIEDADE LIMITADA UNIPESSOAL: em contraponto à LTDA e à EIRELI, uma possível solução às “sociedades fictícias" ”
Autor(es): FELIX, Isadora Caroline Barros
SILVA, Luís Henrique de Oliveira
CHAVES, Marcos Paulo de Lima
Palavras-chave: SLU
Responsabilidade limitada
EIRELI
LTDA
Sociedades fictícias
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a criação do tipo empresarial da Sociedade Limitada Unipessoal-SLU como solução para o fenômeno das sociedades fictícias e da necessidade de um regime jurídico limitador de responsabilidades com menos burocracia. Através de uma abordagem qualitativa e exploratória, e utilizando-se de análise bibliográfica e documental. Foi realizada uma análise da evolução histórica do conceito de responsabilidade limitada, inclusive, abordando a morosidade legislativa em criar regimes jurídicos empresariais que contemplassem tal situação. A SLU demonstra ser mais eficiente que a EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada), detentora de requisitos obrigatórios para sua constituição que acabam por limitar o acesso de boa parte do empresariado brasileiro a este regime e que tem se mostrado ineficaz para o fim a que se propôs ao ser criada. Ainda, a SLU se apresenta como solução diante do problema, de décadas, das sociedades fictícias, que encontram nas brechas do regime jurídico das Sociedades Limitadas-LTDA campo fértil para o seu surgimento, caracterizando-se como empresas que preenchem os requisitos inerentes às sociedades limitadas, mas que, na prática, são geridas por um único sócio. Este novo tipo empresarial surge, ainda que muitas décadas depois do previsto, como a solução para as falhas legislativas existentes desde o século passado, e cujos tipos empresariais mencionados não foram capazes de suprir, além de atender ao clamor dos empresários que anseiam há décadas por um regime jurídico que permita a constituição de uma atividade negocial individual, com responsabilidade limitada, e sem requisitos que funcionem como barreiras, em especial, para os micro e pequenos empresários.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2839
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Versão Final.pdf228,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.