ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/56
Título: A utilização dos institutos do condomínio especial e ordinário do direito brasileiro na tentativa de se chegar ao sistema da multipropriedade imobiliária
Autor(es): SILVA, Carlos Phelippe Barros da
Palavras-chave: Condomínio especial
Condomínio ordinário
Multipropriedade Imobiliária
Data do documento: 5-Mai-2015
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise acerca dos institutos do condomínio e da multipropriedade imobiliária, instituto este não regulamentado pelo Direito Brasileiro. O estudo se faz necessário por haver evolução social e inadequação entre as negociações imobiliárias e a legislação atinente à matéria e, por esse motivo, vale analisar as figuras regulamentadas pelo nosso ordenamento, mais especificamente no âmbito do Direito das Coisas e Obrigacional, para uma possível equiparação ao instituto da multipropriedade imobiliária, sempre procurando fazer uma comparação/análise na seara dos Direitos Reais, mais precisamente no âmbito dos Registros Públicos. Para a realização do presente trabalho foram utilizadas legislação e doutrina atinentes à matéria. O que se pode observar é o aproveitamento dos institutos do condomínio especial e ordinário, onde um paira sobre o direito real e o outro sobre o direito obrigacional para a tentativa de instituir a multipropriedade imobiliária. O fato de não existir o instituto da multipropriedade no Brasil faz com que sejam engessadas as transações imobiliárias. E a não abrangência pela Lei de Registros Públicos gera um entrave para desenvolver social e dificulta, além de tudo, de maneira indireta, a prestação constitucional do direito ao lazer.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/56
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Carlos Phelippe Barros da Silva (Rogério).pdf548,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.