ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3558
Título: Trabalho análogo a escravidão na indústria têxtil: informalidade empregatícia como facilitador da precariedade trabalhista no setor do agreste Pernambucano
Autor(es): SOARES, Fábio Wesley de Paulo
CAVALCANTE, Natália Ribeiro
ANDRADE, Paulo de Tarso
Palavras-chave: Trabalho análogo ao de escravo
Jornada exaustiva
Trabalhodegradante
Dignidade da pessoa humana
Indústria têxtil
Data do documento: 6-Jun-2023
Resumo: O objeto do presente Trabalho de Conclusão de Curso é analisar as condições de trabalhodostrabalhadoresinformalizadosdaindústriatêxtildoAgrestePernambucanodiante das situações de precariedade, de forma a verificar as questões jurídicas e legislativas, bem como a ausência da tutela do Estado para garantia dos direitos trabalhistas. Nesse contexto, fora traçada uma linha temporal para compreensão dos fatores que contribuíram para que a região fosse uma importante produtora, com grandes proporções de confecção eescoamento do mercado referenciado. E, em decorrência do crescimento econômico, a exposição dos trabalhadores dos setores textis implicou em situações de trabalhos análogos a escravidão, cerceando seus direitos ao princípio da dignidade da pessoa humana e desrespeitando reiteradamente os dispositivos legais e constitucionais. Assim, observa-se que a ausência de educação, qualificação profissional e condições sociais para trabalhadores que se encontram em condições vulneráveis, bem como a ausência de tutela jurídica do estado, torna-se um fator facilita dor para o trabalho escravo no Brasil.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3558
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC final.docx.pdf232,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.