ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3450
Título: Os limites na liberdade de expressão das autoridades públicas: encadeamentos, imoderações e impactos das manifestações de pensamento no governo jair bolsonaro como instrumento de coação ao regime democrático
Autor(es): LIMA, Jefferson Roberto Bernardino de
MACEDO, Sanara Bernardino de
Palavras-chave: Liberdade de expressão
Autoridades públicas
Mídias sociais
Estado democrático de direito
Poder judiciário
Data do documento: 24-Mai-2022
Resumo: A liberdade de expressão, direito fundamental tutelado desde a Carta Constitucional de 1824, igualmente presente na hodierna Carta Cidadã no art. 5º, incisos IV e IX, é alçada como garantia indispensável para a manifestação do pensamento em diversas esferas sociais. Todavia, em meados de 2018, o atual Governo do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, se utiliza dessa liberdade para fins controvertidos, mobilizando e influenciando seus asseclas nas mídias sociais, a fim de coagir e corromper o Estado Democrático de Direito e os respectivos Poderes da República, sobretudo, o Poder Judiciário. Com o objetivo de aferir o emprego imoderado da autonomia do pensamento, sua teleologia e o seu consequente impacto na sociedade brasileira, o corrente estudo analisa percepções gerais e desenvolve concepções específicas, caracterizando assim, o estudo dedutivo. Dessa forma, houve o emprego da sistemática doutrinária, que delineia a origem e os limites da liberdade de expressão, da mesma maneira que, as prerrogativas das Autoridades Públicas e a agnição da coletividade no tocante ao desrespeito às Instituições Democráticas. Como resultado, verifica-se que, a anuência no uso desmoderado da liberdade de expressão pelas Autoridades Públicas na seara política, precipuamente no Governo Jair Bolsonaro, ecoa de forma nociva nas mídias sociais, convertendo-as em instrumento de opressão sob à ordem constitucional, causando ojeriza e impelindo a prática de atos antidemocráticos que extrapolam ou descaracterizam as balizas da liberdade de expressão. Em suma, infere-se que o comportamento do corpo social nas mídias digitais, se adequa às premissas dos indivíduos que compõem o debate político brasileiro, promovendo animosidade entre os usuários das plataformas, a Democracia e os integrantes do Poder Judiciário.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3450
Aparece nas coleções:TCC - Direito



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.