ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3378
Título: Incentivos fiscais e análise econômica do direito: uma análise econômica das políticas de incentivo e suas consequências para o desenvolvimento econômico regional
Autor(es): SANTOS, Alisson Vinícius Campos dos
LUZ, José Lucas Romano da
MACEDO, Petrúcio de Lima
Palavras-chave: Tributos
Custos de transação
Incentivos fiscais
Desenvolvimento regional
Data do documento: 6-Jun-2022
Resumo: Este trabalho tem como objeto a análise econômica da atuação dos incentivos fiscais no desenvolvimento econômico e a proposição de alternativas à essa política. Ao apresentar o conceito e a natureza dos tributos, busca-se discutir a intervenção estatal na economia por meio das isenções fiscais que objetivam a redução dos custos de transação. A partir de dados coletados por outros autores, por meio de um método indutivo e quantitativo, objetiva-se sintetizar os resultados e consequências dessas políticas para compreender, num sentido mais amplo, o papel concreto dos incentivos fiscais e a relação entre direito e desenvolvimento econômico. Os Estados concedentes, historicamente endividados, não possuem aporte financeiro para arcar com o financiamento do desenvolvimento econômico, então, objetivando a redução das deficiências regionais, renunciam à arrecadação da tributação ordinária como forma de compensação. Contudo, a isenção da carga tributária não acarreta numa diminuição substancial dos custos de transação. Mesmo com os incentivos, as empresas continuam a se instalar em regiões mais desenvolvidas, onde encontram a infraestrutura necessária para o seu crescimento. Tendo em vista a omissão do Estado quanto à infraestrutura de regiões subdesenvolvidas e a impossibilidade financeira de suprir essa omissão, chega-se à conclusão de que incentivos fiscais são medidas de emergência que têm o objetivo de suprir os descasos do próprio Estado que geraram uma economia precarizada. Conclui-se, dessa forma, que incentivos fiscais, por si só, não são eficazes para fomentar o desenvolvimento, fazendo-se necessário investimentos, por parte do próprio Estado, em soluções mais eficazes que acarretem numa redução dos custos de transação, como educação e pesquisa, infraestrutura de serviços, logística e instituições jurídicas adequadas.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3378
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Incentivos Fiscais e Análise Econômica do Direito.pdf281,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.