ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3024
Título: A discricionariedade da administração pública e o limite de atuação dos órgãos de controle externo: o interesse público no caso concreto
Autor(es): SANTOS, Abraão Lincoln Xavier dos
FREITAS, Raí Calado de
MENEZES, Tatiana Dias
Palavras-chave: Administração pública
Poder discricionário
Controle externo
Fiscalização dos atos administrativos
Data do documento: 6-Set-2021
Resumo: A Administração Pública tem a função de garantir as necessidades da sociedade através de políticas públicas; entretanto, diante dos mecanismos de controle institucional dos órgãos de controle externo sobre suas atividades, pode haver interferências nas liberalidades imprescindíveis da Administração, a fim de alcançar da melhor maneira o interesse público. O objetivo deste artigo é analisar, de forma minuciosa, sobre os pontos positivos e negativos da interferência e da forma de realização do controle institucional. Neste intuito, são abordados diversos fundamentos e controvérsias com a finalidade de clarificar as supostas disfunções e divisar os necessários limites entre o exercício do poder discricionário pela Administração Pública e o respectivo controle desses atos, que envolve a fiscalização e o acompanhamento, pelos órgãos de controle externo no interior do Agreste pernambucano. É realizada, assim, uma análise sobre o mérito administrativo, a fim de estruturar a discussão de forma atual e abrangente, sendo apresentados os posicionamentos de representantes de alguns dos principais órgãos envolvidos nesse cenário, dialogando com as suas contribuições para o debate. Como resultado, são observadas convergências e divergências sobre o diálogo institucional, apontando-se para a motivação dos atos administrativos como caminho para clarificar a atuação do controle externo, respeitando-se o princípio da legalidade.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3024
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIREITO - TCC AVALIADO.pdf556,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.