ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2983
Título: Acordo de não persecução penal: evolução e (in) constitucionalidade deste modo de justiça penal negociada oriundo do “pacote anticrime”
Autor(es): SILVA, Amanda Priscila da
OLIVEIRA, Giselly Aparecida Conrado de
VIEIRA, José Pedro Henrique Santa Cruz
Palavras-chave: Justiça penal negociada
Acordo de não persecução penal
Ação direta de inconstitucionalidade
Data do documento: 2-Set-2021
Resumo: A justiça penal negociada é um mecanismo que permite acordo entre o acusado e órgão acusador, os quais praticam concessão recíproca, autorizando assim, a possibilidade de benefício em favor do investigado. No Brasil, este modo de justiça criminal foi implementado tardiamente, sendo apenas permitido primordialmente pela Carta Magna no seu artigo 98, caput, inciso I e introduzido efetivamente no ordenamento jurídico brasileiro ao decorrer dos anos, por meio, de institutos de justiça penal negociada, entre eles, o acordo de não persecução penal, inovação trazida pela lei 13.964/19, comumente chamado de “Pacote Anticrime”, que encontra previsão no artigo 28-A do Código de Processo Penal brasileiro. Esta espécie de celebração de acordo sofreu repercussões entre os doutrinadores e juristas acerca da sua possível inconstitucionalidade, tendo em vista, possuir como finalidade a preservação da Lei Maior. Diante disso, o presente estudo, por meio, de análise qualitativa, utilizando pesquisas bibliográficas e documentos referentes a materiais processuais, como a ADI sob nº 6304 e 6305, analisa a constitucionalidade do acordo de não persecução penal e, ainda, o seu papel na evolução da justiça penal negociada brasileira, visando à conservação dos direitos e deveres dispostos na Constituição Federal. O presente estudo constata que parte do texto legal que obriga a confissão, assim, como a palavra “mínima” do referido artigo é inconstitucional.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2983
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf619,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.