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Título: Análise acerca do princípio da cidadania e do direito à educação com relação a lei de diretrizes e bases da educação brasileira e ao movimento “escola sempartido”
Autor(es): ALVES, Vitor Vinícius Barbosa
Palavras-chave: Cidadania
Educação
Escola sem partido
Paulo Freire
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: O presente artigo aborda a temática relacionada ao princípio da cidadania e o direito à educação, fazendo uma análise conjuntamente com alguns artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, ideais do movimento “Escola sem Partido” e da filosofia educacional de Paulo Freire. A problemática a respeito disso se apresenta no cenário atual da política educacional nacional, de modo que podem ocorrer mudanças de grande impacto no desenvolvimento da presente sociedade através dessas políticas e ideais promovidos por movimentos como o mencionado anteriormente, que visam diminuir a autonomia do educador em sala de aula e tolher o debate necessário acerca de inúmeras problemáticas atuais, o que por sua vez acaba por diminuir a efetividade da realização de uma educação de caráter exemplar, de forma a prejudicar também o aspecto da cidadania. Em que por sua vez, acaba influenciando diretamente nos aspectos sociais, econômicos e políticos de uma nação. Com o que foi ponderado no trabalho é possível constatar a importância de existir uma dinâmica que valorize a política educacional que busca não só repassar o conhecimento, mas sim que estimule a curiosidade do educando em face do mundo das ideias, fomente uma busca constante pela aprendizagem, que por sua vez implica na invenção e reinvenção do mutável significado de cidadania plena.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2865
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