Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2865
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | ALVES, Vitor Vinícius Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-13T19:52:05Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-02 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2865 | - |
dc.description | O presente artigo aborda a temática relacionada ao princípio da cidadania e o direito à educação, fazendo uma análise conjuntamente com alguns artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, ideais do movimento “Escola sem Partido” e da filosofia educacional de Paulo Freire. A problemática a respeito disso se apresenta no cenário atual da política educacional nacional, de modo que podem ocorrer mudanças de grande impacto no desenvolvimento da presente sociedade através dessas políticas e ideais promovidos por movimentos como o mencionado anteriormente, que visam diminuir a autonomia do educador em sala de aula e tolher o debate necessário acerca de inúmeras problemáticas atuais, o que por sua vez acaba por diminuir a efetividade da realização de uma educação de caráter exemplar, de forma a prejudicar também o aspecto da cidadania. Em que por sua vez, acaba influenciando diretamente nos aspectos sociais, econômicos e políticos de uma nação. Com o que foi ponderado no trabalho é possível constatar a importância de existir uma dinâmica que valorize a política educacional que busca não só repassar o conhecimento, mas sim que estimule a curiosidade do educando em face do mundo das ideias, fomente uma busca constante pela aprendizagem, que por sua vez implica na invenção e reinvenção do mutável significado de cidadania plena. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola sem partido | pt_BR |
dc.subject | Paulo Freire | pt_BR |
dc.title | Análise acerca do princípio da cidadania e do direito à educação com relação a lei de diretrizes e bases da educação brasileira e ao movimento “escola sempartido” | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2021-10-14T19:52:05Z | - |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC PRONTO VITOR VINÍCIUS.pdf | 540,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.