ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2861
Título: A responsabilidade penal internacional relacionada aos crimes ambientais perante o Tribunal Penal Internacional – TPI
Autor(es): SILVA, Pedro Lucas Rodrigues
SILVA, Raquel Santana Pontes
ANDRADE, Ricardo Rafael Domingos Quaresma de
Palavras-chave: Direito ambiental
Ecocídio
Crimes ambientais
Responsabilidade internacional
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: O presente estudo foi construído através de pesquisas bibliográficas e artigos científicos, buscando compreender um tema que atualmente vem sendo bastante repercutido no meio jurídico e social, o qual trata especificamente da responsabilização penal internacional dos agentes que praticam crimes ambientais, visando à responsabilização do Ecocídio. No intuito de um melhor entendimento, de forma clara e sucinta sobre o estudo, será necessária uma análise do Direito Ambiental e do meio ambiente, bem como as consequências decorrentes das atividades humanas. É um tema que na esfera jurídica, tem bastante pauta, onde há diversos debates sobre, consequentemente, através do Direito Ambiental, o qual busca ser um meio normativo de proteção, objetivando a responsabilidade desses agentes que degradam o meio ambiente, tais como pessoas físicas e jurídicas, entes estatais, entre outros, que impactam diretamente a natureza por meio de suas atividades geradas através de um interesse social, econômico e/ou político, que vem sendo cada vez mais crescente em decorrência do capitalismo. Como consequência desses atos, os direitos fundamentais e princípios básicos, como o princípio da dignidade da pessoa humana, são, constantemente, afetados. Por esse motivo, este trabalho tem como objetivo buscar um entendimento dessa normativa, principalmente, através do ente que atua como julgador desses crimes ambientais, reconhecido internacionalmente como: Tribunal Penal Internacional – TPI. Atualmente, o Ecocídio é pautado e parcialmente reconhecido como um crime contra a humanidade, violando as leis postas em cada país, o artigo irá discorrer sobre o caso do Brasil, o qual também viola o Estatuto de Roma, atuante em área internacional.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2861
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL.pdf518,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.