ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2845
Título: A ineficácia da lei nº 11.343/06 (lei de drogas) e políticas públicas como fator acelerador da população carcerária brasileira
Autor(es): ALVES, Leonardo Costa de Andrade
Palavras-chave: Consumo
Drogas
Superlotação carcerária SISNAD
Legislação
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: O presente artigo tem como escopo analisar o arcabouço normativo, assim como as políticas públicas brasileiras de combate ao consumo e ao tráfico de drogas, no intuito de solver a problemática: seriam as leis e as políticas públicas de combate ao uso e tráfico de drogas no Brasil ineficazes as suficientes a fim de acarretar na superlotação das penitenciárias do país? No dia 23 de agosto de 2006, foi ratificado a lei nº 11.343 a fim de escolher medidas de prevenção ao uso inadequado de drogas e criou consequentemente o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (SISNAD), contendo normas legais que tem por finalidade penalizar as pessoas que utilizam indevidamente substancias toxicas como também a sua produção. O colapso das penitenciárias brasileiras constata a obrigação de substituir as leis e adquirir métodos novos e eficazes por influencia do sistema judiciário, do Direito Penal e políticas públicas a fim de cessar o superencarceramento. Fazendo uma análise óptica, constata-se que nem a legislação tampouco as politicas públicas e criminais houve modificação, fazendo com que consumo e também o tráfico de narcóticos só aumente e lidere o ranking de crimes cometidos por pessoas que se encontram na prisão. A problemática referente às drogas se encontra presente no ambiente social por um longo tempo, tanto as consideradas lícitas como também as ilícitas, mas também outro fator conta para que o problema cada dia mais se agrave: de um lado, a classe repreensora do Estado ao cuidar de um bem jurídico, e do outro lado, se encontra a ineficiência do poder do Estado. O problema das drogas está presente na sociedade há algum tempo, seja elas lícitas ou não; de um lado a repressão do Estado ao tutelar um bem jurídico, qual é a saúde pública, de outro a ineficácia do poder estatal ao passo que só aumenta o número de usuários.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2845
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL.pdf355,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.