ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2790
Título: A atuação dos sindicatos após a reforma trabalhista: as mudanças advindas da reforma e extinção da obrigatoriedade da contribuição sindical
Autor(es): YUN, Soraya Jung Ha Koo
Palavras-chave: Reforma trabalhista
Sindicatos
Contribuição sindical
Lei trabalhista
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: O presente artigo se propõe a fazer uma análise dos impactos da Reforma Trabalhista, Lei nº13.467, em vigor desde julho de 2017, em especial no tocante à dois tópicos de maior controvérsia: a prevalência do negociado sobre o legislado e no que concerne a extinção do imposto sindical no Brasil. Para tanto, foi necessário uma pesquisa histórica e contextual que remete à época da formação sindical no país, e seu papel na garantia dos direitos de toda uma classe. Como restará demonstrado, não é pacífico dentre os doutrinadores ou mesmo dentre os magistrados se tais transformações decorrentes da Reforma Trabalhista, representam avanço ou retrocesso para a Legislação Trabalhista e para a sociedade como um todo, de tal forma que desde a sua aprovação, há pouco mais de dois anos, já foram ajuizadas diversas ações sobre a extinção do imposto sindical. De acordo com dados oficiais exibidos nos gráficos desta pesquisa, uma das consequências da Reforma foi a brusca queda na arrecadação dos Sindicatos, que já se reflete em vários aspectos da realidade dessas associações, e que será um fator decisivo para a atuação e mantença desses.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2790
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1A ATUAÇÃO DOS SINDICATOS APÓS A REFORMA TRABALHISTA.pdf943,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.