ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2698
Título: Terceirização na reforma trabalhista: violação às garantias constitucionais de proteção ao trabalhador e a ofensa ao princípio da proibição do retrocesso social
Autor(es): SILVA, Gabrielly Thaís de Andrade
Palavras-chave: Reforma trabalhista
Terceirização
Princípio da proibição do retrocesso social
Garantias constitucionais
Direitos sociais
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: O artigo a seguir traz uma análise do fenômeno da terceirização na Reforma Trabalhista e suas consequentes violações para as garantias constitucionais de proteção ao Trabalhador. Procura-se verificar através do contexto histórico a sua evolução e regulamentação legislativa a partir de meados do século XIX até os dias atuais, sob a hegemonia liberal. É realizada uma pesquisa dos efeitos da Reforma Trabalhista no mercado a respeito dos princípios constitucionais de proteção ao trabalho inseridos no texto da constituição federal, entendendose o trabalho enquanto valor social. Procura-se expor de antemão o conceito de terceirização, e em seguida demonstrar a evolução do instituto no Brasil desde a CLT em 1943. Na Reforma Trabalhista foram estabelecidas diretrizes para a regulamentação do trabalho terceirizado, realidade modificada pelo legislador em 2017, com a recente edição das Leis nº 13.429/17 e 13.467/17 que alteraram a já existente Lei nº 6.019/74, vindo a acrescentar à referida lei a regulação no que diz respeito ao regime jurídico trabalhista. E por fim o estudo da terceirização frente ao princípio da proibição do retrocesso social e violação das garantias constitucionais do trabalhador. Concluindo assim que a Reforma Trabalhista esbarra em princípios, bem como direitos já garantidos na Constituição. Utiliza-se uma metodologia de análise qualitativa, com os métodos de abordagem hipotético-dedutivos de caráter descritivo e analítico, adotando-se técnica de pesquisa bibliográfica. O intuito principal do texto a seguir é apontar os efeitos provocados pelas alterações advindas da Reforma Trabalhista quanto à terceirização e sua nova regulamentação que viola garantias de proteção ao trabalhador e contraria o preceito constitucional da proibição do retrocesso social.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2698
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf251,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.