ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2234
Título: A administração dos recursos do fundo penitenciário nacional (Funpen) e a ineficaz aplicação dos recursos no estado de Pernambuco
Autor(es): ARAGÃO, Joice Luana Oliveira
Palavras-chave: Lei complementar nº 79
Fundo penitenciário nacional
Administração do Funpen
Data do documento: 7-Jun-2019
Resumo: Este artigo discute a Lei Complementar nº 79, que criou o Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN) em 07 de janeiro de 1994, garantindo que penitenciárias de todo Estado brasileiro recebessem recursos e meios para financiar e apoiar as atividades e os programas de modernização e aprimoramento do sistema penitenciário nacional. O objetivo principal é demonstrar como é feita a administração do FUNPEN, analisando como a ineficiente aplicação dos recursos afeta as penitenciárias em Pernambuco. Com base nisso, inicialmente será apresentado uma visão geral sobre Fundo Público, e logo em seguida, as principais características e finalidades que criaram o Fundo Penitenciário Nacional. Depois será abordado como é feita a administração dos recursos do FUNPEN, o qual é gerenciado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), sendo este o responsável por efetuar os repasses aos fundos estaduais, municipais e do Distrito Federal. Por último, será mostrado uma breve análise da situação carcerária no Estado de Pernambuco, com a diferença das execuções orçamentárias e financeiras, sobre como a ineficiente aplicação dos recursos gera uma série de problemas administrativos e penitenciários. A metodologia empregada, utilizou a pesquisa bibliográfica com apoio no método indutivo, através de dados estatísticos e com uma abordagem quantitativa, levando-se em consideração a legislação vigente e os documentos encontrados principalmente em plataformas digitais. Dessa forma, o presente artigo busca demonstrar que, apesar do Fundo Penitenciário Nacional ser em tese, bastante promissor, com diversas formas de arrecadação e aplicação, seu mau gerenciamento pode causar prejuízos tanto para administração, quanto para os destinatários finais, quais sejam, os detentos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2234
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Joice Luana Oliveira Aragão.pdf996,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.