ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2169
Título: A aplicabilidade das medidas protetivas do estado na prevenção dos crimes de feminicídio praticados pelo cônjuge/companheiro contra as mulheres
Autor(es): ARAÚJO, Girlene Silva de
Palavras-chave: Medidas protetivas
Violência contra a mulher
Lei Maria da Penha
Feminicídio
Data do documento: 7-Jun-2019
Resumo: O presente artigo se debruça em analisar sobre a aplicação das medidas protetivas pelo Estado e se há efetividade na proteção das mulheres que sofrem ameaça de seu cônjuge/companheiro/namorado. No Brasil a violência contra as mulheres é um dos problemas recorrentes e provenientes da perpetuação de uma cultura machista, propagadora de uma situação de subordinação, exploração e subserviência da mulher em detrimento ao homem. O enfrentamento da violência contra mulher no Brasil é estudado a parti da Lei 11.340/06 e da criação da Portaria CNJ Nº 15, conjuntamente com as implementações das ações do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), numa abordagem sobre as Medidas Protetivas e seu descumprimento. A aplicabilidades das medidas protetivas são analisadas em um recorte de dados estatísticos mensurados pelo trabalho em rede do Centro de Proteção da Mulher em Caruaru e da 1ª Vara da Violência contra a Mulher em Caruaru, os dados analisados e trazidos para a pesquisa são do segundo semestre de 2018. O objetivo principal do artigo é analisar e identificar se o Estado consegue prevenir os crimes de feminicídio praticados contra as mulheres que sofrem ameaças de seu companheiro/cônjuge/namorado, através da aplicação das medidas protetivas constantes na Lei Maria da Penha. A metodologia utilizada, no que tange aos objetivos, é do tipo exploratório; bibliográfico; o método da pesquisa é hipotético-dedutivo; a abordagem é do tipo qualitativa.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2169
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Girlene Silva Araújo.pdf366,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.