ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2058
Título: A legitimação do trabalho escravo com o advento da reforma trabalhista e a inobservância da condição hipossuficiente do trabalhador diante da autonomia da vontade
Autor(es): COSTA, Adriana Monteiro Magalhães
Palavras-chave: Reforma trabalhista
Consolidação das leis do trabalho
Consolidação das leis do trabalho
Acordado sobre o legislado
Precariedade
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: O presente artigo busca demonstrar os prejuízos que a Lei n° 13.467 de 2017 (Reforma Trabalhista) trouxe para a classe trabalhadora, ao permitir que, empregados fiquem em posição de igualdade com a empresa na relação de trabalho, podendo negociar cláusulas contratuais, ficando então o acordado acima da lei. Mostra-se então a necessidade de debater a respeito dos limites que devem necessariamente ser impostos pela lei no ato desses acordos. Em um primeiro momento será realizado um panorama histórico mostrando o surgimento do trabalho em suas diversas formas, bem como a positivação e reunião dos Direitos Trabalhistas com o advento da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) em 1943 e as consequências de sua reforma em 2017. Em seguida, apresenta-se de forma mais aprofundada o reconhecimento da hipossuficiência e a vulnerabilidade dos trabalhadores sob a ótica dos princípios norteadores do Direito do Trabalho e Processual Trabalhista. A partir destas primeiras reflexões verifica-se a limitação do poder negocial do trabalhador. Sendo assim, também será vislumbrado o esforço doutrinário em apontar as falhas da Reforma Trabalhista, bem como o retrocesso social. A leitura deste artigo propiciará ao leitor um panorama a respeito da precariedade do acordado sobre o legislado e suas repercussões, sem que o assunto seja exaurido por completo, ficando aberto para novas reflexões.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2058
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Adriana Monteiro Magalhães Costa.pdf347,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.