ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1953
Título: Direito fundamental à saúde: reserva do possível e mínimo existencial
Autor(es): RODRIGUES, Katarine Lalesca Simões
Palavras-chave: Direito a saúde
Mínimo existencial
Reserva do possível
Data do documento: 4-Dez-2018
Resumo: O presente trabalho tem por objeto de estudo a obrigação do Estado frente ao direito fundamental a saúde, garantido constitucionalmente como cláusula pétrea e que para tanto percorreu um vasto caminho de Constituições que cominaram em 1988 sua eficácia imediata. O objetivo é demostrar a obrigação estatal quanto a esse direito social concedido para toda sociedade, frente a Teoria da Reserva do Possível como estratégia jurídica do Estado de restringi-lo. Para tanto é necessário o estudo de alguns princípios que delimitam essa reserva e que qualificam o direito a saúde em um patamar de exigência mínima e necessária, com princípios expressos e previstos na Constituição Pátria como garantia efetiva a dignidade do homem. Primeiro é necessário uma abordagem do direito fundamental a saúde, seu conceito e seus dispositivos jurídicos, e em paralelo o surgimento da teoria da reserva do possível e sua imigração um tanto desconforme com o sentido abordado em seu país de origem, para sua implantação no Brasil. Em seguida abordaremos o princípio do mínimo existencial e sua correlação com a garantia da efetivação da saúde como preservação primordial ao direito individual à vida. Por último segue-se o estudo das doutrinas defendidas no Brasil acerca da utilização da reserva do possível, com posicionamentos variados na busca do mais adequado ao Poder Judiciário. Cabe expor ainda, o posicionamento do Supremo Tribunal Federal e alguns recursos decisivos para uma pacificação do tema em consonante com a atualização da Lei de introdução as normas Brasileiras (LINDB) que traz novas visões. Concluso que a limitação orçamentária existe, mas sua ponderação como forma razoável na aplicação a saúde é necessária para que não haja omissão Estatal ao bem precioso, a vida.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1953
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Direito Fundamental a Saúde - Katarine Lalesca Simões Rdorigues.pdf296,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.