ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1906
Título: O trabalho autônomo pós reforma trabalhista: o risco do vínculo empregatício na contratação do transportador autônomo
Autor(es): LIMA JÚNIOR, Paulo Fernando Salgado de
Palavras-chave: Trabalho autônomo
Transportador autônomo
Transporte de cargas
Contratação de caminhoneiros autônomos
Data do documento: 6-Nov-2018
Resumo: O presente estudo visa realizar uma comparação no tratamento dado aos Profissionais Autônomos do Transporte de Cargas após alterações trazidas pela Reforma Trabalhista, com o dispositivo que tenta fortalecer o tipo de contratação de Profissionais Transportadores Autônomos, diminuindo o risco da caracterização do vínculo empregatício destes tipos específicos de contratos. Será abordado também, a existência de conflito de entendimento da Justiça do Trabalho, que vem afastando a aplicabilidade da legislação especial que regulamenta a contratação do Profissional Autônomo de Transporte de Cargas, reconhecendo-a como de natureza civil e realizando o julgamento através do art. 442-b da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), favorecendo o reconhecimento do vínculo empregatício. A recorrente situação deu origem a ADC48 no STF a pedido da Confederação Nacional de Transportes (CNT), devido ao grande número de casos semelhantes e que eram julgados de forma diferente a depender da Região do Tribunal do Trabalho ou da Turma Recursal a qual eram direcionados. Será abordado também, a classificação da atividade e suas diferenças em relação ao empregado comum, alguns pontos em que o novo dispositivo encontra resistência e entra em conflito com doutrinadores e princípios do Direito do Trabalho. No capítulo final a abordagem recai sobre a insegurança jurídica ocasionada pelo afastamento da Lei 11.442/2007 e sugere alternativas como forma de reforçar o fortalecimento contratual e diminuindo o risco do vínculo, além de contar com uma análise sobre a Resolução 3.056/2009 da Agência Nacional dos transportes (ANTT), também, com foco nos pontos que fortalecem a contratação do Trabalhador Autônomo de Cargas. Por último, a abordagem se dará a apresentar elementos práticos que possam contribuir para o fortalecimento do referido tipo de contrato, reduzindo a possibilidade de existência da subordinação jurídica, na tentativa de assim, estimular que empresas transportadoras realizem esse tipo de contratação.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1906
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Paulo Fernando Salgado de Lima Júnior.pdf327,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.