ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1885
Título: Direitos humanos e cidadania: o currículo da educação básica como forma de acesso ao conhecimento dos direitos e garantias fundamentais
Autor(es): FONSECA, Alannize Santana da
Palavras-chave: Direitos humanos
Direitos e garantias fundamentais
Educação escolar
Currículo escolar
Cidadania
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: Este trabalho aborda a importância do ensino na Educação Básica dos Direitos e garantias fundamentais, por meio da inserção no currículo Escolar, de conteúdos que orientem os alunos ao conhecimento dos seus direitos mais necessários como seres humanos, o mínimo existencial para uma vida digna e pela busca da cidadania. Inicialmente faz um passeio pelas constituições desde a de 1824 até os dias atuais, e observa como aos poucos foram se construídos os direitos a dignidade humana que temos hoje. Apresenta os Direitos humanos em sua forma internalizada pela constituição Federal, através dos Direitos e Garantias Fundamentais, como e porque dessa internalização. Trata do Plano Nacional de Educação, seus objetivos e sua importância, do Plano nacional de Educação em Direitos humanos seus objetivos e importância como marco na educação, da Base curricular Nacional, em que consiste, sua proposta e da força do currículo escolar com suas intenções, apresentando a perspectiva multiculturalista do currículo e a influência para o ensino dos Direitos e Garantias constitucionais. A influência que estes documentos e entendimentos apresentam sobre a perspectiva educacional em direitos humanos e a importância desse direcionamento do aluno para prática da cidadania. Por fim, será apresentada a importância de se educar para a cidadania, encaminhando o aluno a um novo olhar sobre a sociedade que o cerca e com entendimento amplo sobre como buscar seus direitos e como garanti-los legalmente.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1885
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Alannize Santana da Fonseca.pdf352,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.