Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1885
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FONSECA, Alannize Santana da | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-14T18:41:17Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-03 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1885 | - |
dc.description | Este trabalho aborda a importância do ensino na Educação Básica dos Direitos e garantias fundamentais, por meio da inserção no currículo Escolar, de conteúdos que orientem os alunos ao conhecimento dos seus direitos mais necessários como seres humanos, o mínimo existencial para uma vida digna e pela busca da cidadania. Inicialmente faz um passeio pelas constituições desde a de 1824 até os dias atuais, e observa como aos poucos foram se construídos os direitos a dignidade humana que temos hoje. Apresenta os Direitos humanos em sua forma internalizada pela constituição Federal, através dos Direitos e Garantias Fundamentais, como e porque dessa internalização. Trata do Plano Nacional de Educação, seus objetivos e sua importância, do Plano nacional de Educação em Direitos humanos seus objetivos e importância como marco na educação, da Base curricular Nacional, em que consiste, sua proposta e da força do currículo escolar com suas intenções, apresentando a perspectiva multiculturalista do currículo e a influência para o ensino dos Direitos e Garantias constitucionais. A influência que estes documentos e entendimentos apresentam sobre a perspectiva educacional em direitos humanos e a importância desse direcionamento do aluno para prática da cidadania. Por fim, será apresentada a importância de se educar para a cidadania, encaminhando o aluno a um novo olhar sobre a sociedade que o cerca e com entendimento amplo sobre como buscar seus direitos e como garanti-los legalmente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Direitos e garantias fundamentais | pt_BR |
dc.subject | Educação escolar | pt_BR |
dc.subject | Currículo escolar | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.title | Direitos humanos e cidadania: o currículo da educação básica como forma de acesso ao conhecimento dos direitos e garantias fundamentais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2019-05-15T18:41:17Z | - |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Alannize Santana da Fonseca.pdf | 352,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.