ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1672
Título: Culturalismo e subjetividade das relações de trabalho: uma análise do contexto de precarização do trabalho na produção têxtil no agreste pernambucano
Autor(es): MORAIS, Moacir Barbosa
Palavras-chave: Relações de trabalho
Superexploração do trabalho
Setor de produção têxtil
Data do documento: 8-Jun-2018
Resumo: Hodiernamente, o presente artigo tem por objetivo discutir a problemática de um novo contexto das relações de trabalho, que tem como característica peculiar a dinâmica de trazer à tona novas formas de exploração da força de trabalho através da imposição de condições mais precárias ao trabalhador, sendo destacado em tal análise exploratória, o novo cenário de superexploração de labor no setor de produção têxtil do agreste de Pernambuco. O estudo se desenvolveu pela via da revisão de literatura, a partir de títulos contidos nas bases de dados Scielo, Capes e Bibliotecas Virtuais. Através do método dedutivo foi identificado que uma nova cultura do trabalho dotada de subjetivismo e particularidades, surgiu no cenário brasileiro e que o setor de produção têxtil do agreste de Pernambuco é vítima dos novos meios de superexploração da força de trabalho que as novas práticas proporcionaram. É no ambiente de alta produção de confecções que se movimenta boa parte da economia do Estado de Pernambuco já que existe um considerável número de pessoas dependentes de tal setor em que predomina, em grande quantidade de casos, um contexto de superexploração, de condições precarizadas de trabalho humano devidas em boa parte à ausência de efetivos mecanismos de tutela para as classes que laboram nessa área. Tal realidade é fator de influência direta e indireta na possibilidade de geração de crises na vida social e pessoal de todos nessas condições e, na própria economia do Estado de Pernambuco que tem o setor de produção de confecções têxteis como uma de suas bases.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1672
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc.pdf849,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.