ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1128
Título: A controversia acerca da reponsabilidade civil das entidades esportivas em relação ao torcedor
Autor(es): ARAUJO, André Luís Rodrigues de
Palavras-chave: Torcedor
Consumidor
Responsabilidade objetiva
Responsabilidade subjetiva
Data do documento: 5-Dez-2017
Resumo: Neste artigo propusemos uma analise a respeito da controvérsia contida no artigo 19º do Estatuto do Torcedor. A finalidade desse importantíssimo dispositivo é proporcionar ao torcedor, que caso lhe seja acometido qualquer tipo de dano, tal dano seja reparado. O objetivo desta discussão reside em demonstrar qual modalidade de responsabilidade civil deve ser empregadas as entidades desportivas, uma vez que o citado artigo fala que a responsabilidade será objetiva, mas enfatiza que as entidades serão responsabilizadas apenas nas hipóteses de “falha de segurança” e “inobservância”. Com vistas neste objetivo, são expostos argumentos das duas correntes doutrinarias que se posicionam sobre o assunto, sendo elas a que defende a modalidade de responsabilidade objetiva para as entidades desportivas e aquela que se posiciona pela responsabilidade subjetiva dessas entidades. Além de uma breve demonstração do posicionamento dos tribunais a casos concretos. No fim, conclui-se que a responsabilidade objetiva é a modalidade que mais adequada reparação de possíveis danos causados ao torcedor. Também pelo fato de que a produção de provas ser ônus insuportável para o torcedor que é parte hiposuficiente da relação, causando assim um grande prejuízo na aplicação da responsabilidade subjetiva.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1128
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A CONTROVERSIA ACERCA DA REPONSABILIDADE CIVIL DAS ENTIDADES ESPORTIVAS EM RELAÇÃO AO TORCEDOR.pdf423,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.