ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/983
Título: Potencial produtivo de metano por reatores anaeróbios da vinhaça proveniente da indústria sucroalcoleira - agrocan
Autor(es): FIRMINO, Joais Vicente de Siqueira
Palavras-chave: Vinhaça
Metano
Biodigestão
Data do documento: 22-Jun-2017
Resumo: A vinhaça é um resíduo líquido, rico em potássio e matéria orgânica. Devido a sua grande produção acaba criando uma problemática que envolve a sua disposição ou ainda sua destinação final, tendo em vista que, sua carga poluidora é muito alta e pode trazer sérios riscos ao meio ambiente. Visando o desenvolvimento sustentável, o presente trabalho objetivou fazer uma avaliação do potencial produtivo de metano em um sistema de reatores anaeróbios alimentados com vinhaça produzida por uma Indústria canavieira. A execução do projeto passou por três etapas, caracterização da vinhaça e análise de viabilidade para uso como substrato em reatores anaeróbios, testes de biodegradabilidade da vinhaça, e uma análise de produtividade da destilaria. Com base nos dados obtidos, o sistema anaeróbio apresentou resultados satisfatórios, cerca de oitenta e três por cento da matéria orgânica foi degradada. O reator alimentado com a vinhaça corrigida, ou seja, dentro dos parâmetros físico-químicos, teve maior eficiência de produção de metano. A biodigestão anaeróbia é um processo viável para a redução da quantidade de matéria orgânica da vinhaça de cana-de-açúcar, porém, necessita de correções de parâmetros para aumentar a eficiência do projeto quanto à questão da produção de metano.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/983
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOAIS -TCC- 20.06.17 - PDF.pdf855,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.