ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/948
Título: Responsabilidade civil da igreja católica pelos abusos sexuais contra crianças e adolescentes cometidos por seus clérigos.
Autor(es): GOMES, Robejane Muniz Moreira
Palavras-chave: Igreja católica
Abuso sexual
Crianças
Adolescentes
Responsabilidade
Data do documento: 6-Jun-2017
Resumo: O presente trabalho busca tratar dos casos de abusos sexuais contra menores cometidos por padres e a responsabilidade que tem a igreja católica no tema em questão, tendo em vista sua hierarquia e o dever de vigilância para com seus membros. Será analisada também a igreja católica enquanto instituição, no que concerne sua hierarquia e também como cada membro exerce seu papel dentro da igreja respeitando os seus moldes de governo. O trabalho analisará, detalhadamente, a responsabilidade no âmbito civil e como cabe a igreja católica a responsabilização por danos causados por seus membros, em sua grande maioria padres, que cometem abuso sexual infantil. Nesta monografia, também serão explanados, sob olhar jurídico, casos verídicos de abusos contra menores cometidos por padres brasileiros e como o direito brasileiro e jurisprudências se posicionam sobre o tema proposto. Destarte, esta análise objetiva contribuir para a punição do abuso sexual infantil no âmbito clerical, já que se trata de uma problemática de relevância social, não somente ligada a fé como também a saúde pública, tendo em vista o aumento de casos e as formas de reparação que não são visíveis à sociedade, como meio de punir padres penalmente e igreja católica civilmente. Nesse contexto, o uso da ferramenta jurídica em prol das vítimas de tais crimes.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/948
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc completo 26.02 PDF.pdf629,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.