ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/946
Título: Mediação dos crimes de menor potencial ofensivo nas delegacias de polícia do estado de Pernambuco: o delegado de polícia como agente de pacificação social
Autor(es): SILVA FILHO, Reginaldo de Araújo
Palavras-chave: Delegado mediador
Justiça restaurativa
Crimes de menor
Data do documento: 7-Jun-2017
Resumo: O presente trabalho aborda a mediação nas delegacias de polícia do estado de Pernambuco, como instrumento extraprocessual de pacificação social, objetivando debelar conflitos penais de menor potencial ofensivo, incidindo sobre infrações cuja ação penal é pública condicionada ou privada, lançando mão de métodos alternativos de justiça restaurativa, realizado pelo delegado de polícia na fase préprocessual. O trabalho especializado prestado pelo delegado de polícia, mediante a aplicação dos métodos alternativos de solução de conflitos, beneficia primeiramente a sociedade como um todo ao promover a resolução de conflitos por meios auto compositivos, voltados à maior pacificação social e menor judicialização. Também destacamos a redução dos feitos nos cartórios dos juizados especiais criminais e cíveis do fórum, como consequência o menor volume de processos, desafogando assim o ministério público e o poder judiciário. Para a consecução desse trabalho foi utilizando o método histórico, explicativo e comparativo, bem como a exploração bibliográfica a fim de fundamentar as proposições suscitadas. Foi Abordada a história da polícia judiciária, bem como, a importância da justiça Restaurativa. Por fim destacamos a proposta de mediação nas delegacias de Polícia no estado de Pernambuco.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/946
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - REGINALDO ARAUJO.pdf509,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.