ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/938
Título: As sinecuras da república brasileira: os vícios de ingresso na administração pública direta, a relação de barganha e a sobrevida do clientelismo
Autor(es): GERMANO, Pedro Ylke de Lima
Palavras-chave: Clientelismo
Relação de barganha
Cargos públicos
Administração pública
Data do documento: 31-Mai-2017
Resumo: A gênese das práticas clientelistas, orientadas pela concessão desmedida de cargos ou empregos públicos no brasil, remontam ao período colonial, onde a corte, na tentativa de se fazer presente, nomeava e cedia cargos às pessoas de sua confiança. A veia clientelista perpassa por toda a história do país. Tendo a instituição da república federativa, positivada pela constituição de 1891, como ponto de partida deste trabalho, busca-se compreender, do ponto de vista teórico, como a conduta direcionada a conquista de cargos públicos constituía numa prática política antirrepublicana de dominação social. Após explanação das origens históricas, será exposto as bases institucionais trazidas pela constituição de 1988 e como tentaram abolir quaisquer tipos de privilégios de ordem subjetiva, aludindo como o processo de republicanização contribuiu para o aparelhamento da administração pública, criando o processo isonômico e impessoal como principal meio de ingresso na administração pública para cargos administrativos. Por fim, diante da nova formatação dos níveis de poder trazidos pela recente constituição e frente a novos paradigmas sociais e econômicos, será comprovado, inclusive analisando o índice de burocracia e perfil de alguns municípios pernambucanos, como os recursos materiais do estado emergem como fonte de barganha, onde o voto ou apoio político é convertido em salário, por intermédio de cargo ou emprego público.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/938
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia - Pedro.pdf683,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.