ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/887
Título: A eficácia do princípio da dignidade da pessoa humana no sistema prisional brasileiro
Autor(es): SILVA, Ingrid Mikaelly Freitas da
Palavras-chave: Dignidade da pessoa humana
Direito do preso
Pena privativa de liberdade
Ressocialização
Violações no sistema prisional
Evolução do sistema prisional
Data do documento: 27-Jan-2017
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo cruzar de forma comparativa o abordado legalmente com a esfera fática do sistema prisional brasileiro e, em especial da penitenciária juiz Plácido de Souza. Para tanto, analisou as normas constitucionais e ordinárias assim como as internacionais, através de pesquisa doutrinária e jurisprudencial pertinente ao tema, além de investigar nos bancos de dados reconhecidos nacionalmente sobre as questões da realidade geral das unidades prisionais do Brasil. Também buscou a diretoria da unidade principal do estudo, a fim de traçar seu perfil para então, conseguir definir a presença de violações à dignidade humana dos detentos daquele estabelecimento. Utilizou o método quantitativo no colhimento de dados locais e qualitativo na análise dos mesmos e das referências bibliográficas. Por meio destes, acentuou que o quadro apresentado na penitenciária, cujo estudo foi específico, assim como no Brasil, é alarmante e necessita aderir novas políticas, não mais preventivas e sim resolutivas. O trabalho se justifica em entender que adquirindo o conhecimento da situação da instituição de aplicação da pena, que é degradante ao ser humano, podem ser feitas benfeitorias necessárias e urgentes, algumas tais já trazidas como proposta pelo presente, embora este não tenho sido o foco principal do trabalho, para solucionar as violações a dignidade dos presos e auxiliar na ressocialização, que ensejaria no bem da sociedade em geral.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/887
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A EFICÁCIA DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA NO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO - Ingrid.pdf737,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.