ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/870
Título: Justiça de transição e a negação dos direitos humanos no brasil: uma análise dos discursos da jornalista rachel sheherazade entre os anos de 2014 e 2016
Autor(es): MACÊDO, Glazia Gabriela Ferreira de
Palavras-chave: Justiça de transição
Ditadura militar brasileira
Direitos humanos
Análise do discurso
Data do documento: 22-Jun-2017
Resumo: O objetivo crucial deste trabalho é discutir como a ausência de um efetivo processo de justiça de transição no Brasil deu margem ao atual discurso de negação dos direitos humanos em diversos setores da sociedade brasileira. Nesse aspecto, será analisado um panorama a respeito do assunto, com base nas considerações de uma das maiores figuras midiáticas representante do mesmo, a jornalista Rachel Sheherazade, e, para tanto, será analisado os casos que mais repercutiram na mídia entre os anos de 2014 e 2016. A pesquisa utiliza referencial teórico focado em direitos humanos, ciência política e discursos midiáticos, enfatizando as reflexões coletadas no blog pessoal da jornalista destacada. O artigo conclui que argumentos contrários aos direitos humanos no Brasil, como os de sheherazade, são reflexos dos discursos difundidos no período ditatorial brasileiro entre os anos de 1964 e 1985, que propagava a ideia de direitos como prerrogativas somente para os indivíduos que cumpriam as normas e consequentemente, respeitassem a ordem social, e não como garantias fundamentais inerentes a dignidade da pessoa humana.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/870
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GLAZIA GABRIELA FERREIRA DE MACÊDO.pdf372,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.