ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/831
Título: Diagnóstico do acondicionamento final dos resíduos sólidos urbanos – rsu no município de Santa Cruz do Capibaribe - Pernambuco
Autor(es): LIMA, Aurimar Ramos de
Palavras-chave: Meio ambiente
Direito ambiental brasileiro
Acúmulo de lixo
Gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos
Proteção ambiental
Data do documento: 6-Jun-2017
Resumo: O presente trabalho tem como base o fundamento constitucional que tutela o meio ambiente, enquadrando-o na categoria de direito fundamental que deve ser assegurado por todos, estado e sociedade civil, mas que devido a sua relevância e por ser um direito difuso cabe ao estado ocupar a posição de vanguarda em defesa do meio ambiente. A falta de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos vem se tornando uma problemática para os administradores públicos dos municípios brasileiros. Isso vem acontecendo devido à grande expansão das áreas urbanas e, consequentemente, em função do aumento do consumo. O acúmulo inadequado de resíduos sólidos urbanos vem aumentando constantemente, pois, são jogadas toneladas de “lixo”, diariamente, nos aterros sanitários ou em locais conhecidos como “lixões”. Essa é uma realidade vivida não só pelo município de Santa Cruz do Capibaribe/PE como também pela maior parte dos municípios brasileiros. Em virtude disso, o presente trabalho de conclusão de curso pretendeu avaliar o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos no município de Santa Cruz do Capibaribe/PE. Especificamente, buscou-se mostrar de que forma a gestão municipal está gerenciando os resíduos sólidos urbanos; identificar problemas ambientais e sociais existentes causados pela destinação inadequada dos resíduos e apresentar novas perspectivas de gerenciamento dos resíduos sólidos para o município em destaque. A metodologia escolhida na pesquisa classifica-se como qualitativa e exploratória, tendo como universo de estudo a prefeitura municipal de Santa Cruz do Capibaribe, através da gerência de meio ambiente e o aterro sanitário da cidade. Os principais resultados indicam que a coleta dos resíduos não é realizada de forma adequada. Parece haver problemas de ordem social e ambiental no local onde o lixo é depositado. Para amenizar esses problemas, novas alternativas de gerenciamento são apontadas.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/831
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AURIMAR RAMOS DE LIMA - MONOGRAFIA - DIREITO.pdf580,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.