ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/688
Título: Desaposentação no atual ordenamenamento jurídico brasileiro: um meio de se obter um status econômico mais vantajoso na aposentadoria
Autor(es): AMARAL, Rodrigo Henrique Silva
Palavras-chave: Desaposentação
Direito previdenciário
Previdência social
Data do documento: 5-Dez-2016
Resumo: A presente monografia abordará um tema bastante discutido no direito previdenciário brasileiro, o tema em questão é o instituto da desaposentação. Para existir uma discussão acerca desse instituto, é necessário primeiramente existir um segurado que esteja aposentado, pois é a partir dessa questão que surge a seguinte pergunta: seria possível abrir mão dessa aposentadoria para pleitear uma nova mais vantajosa? Essa pergunta será respondida no decorrer deste trabalho e para que possa se iniciar esse debate acerca desse instituto, é importante abordarmos um resumo. O que é desaposentação? A desaposentação é uma forma do aposentado pelo regime geral de previdência social - rgps, renunciar sua primeira aposentadoria e aproveitar as contribuições feitas após essa aposentadoria para fazer um novo cálculo e em consequência disso, ter uma aposentadoria mais vantajosa no mesmo ou em outro regime de previdência. O segurado mesmo após aposentado precisa continuar trabalhando e obrigatoriamente contribuindo ao sistema previdenciário para que isso ocorra. Uma vez que continue contribuindo após a aposentadoria, esse tempo de contribuição poderia ser somado com o tempo de contribuição que deu origem a aposentadoria original e em virtude disso, seria concedida ao segurado uma nova aposentadoria mais vantajosa. No decorrer deste trabalho veremos que legitimidade dessa questão é bastante discutida entre a doutrina e principalmente na jurisprudência. Alguns tribunais são contra já outros são a favor. Neste contexto serão abordados neste trabalho os motivos que levaram esses tribunais a serem favoráveis ou desfavoráveis à desaposentação bem como a não existência de previsão legal expressa e em consequência disso, ocorrendo a judicialização da questão.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/688
Aparece nas coleções:TCC - Direito



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.