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Título: Os direitos da pessoa com deficiência no contexto da educação inclusiva
Autor(es): COSTA, Dayanne Caroline Máximo da
Palavras-chave: Deficiência
Direito internacional
Direitos humanos
Educação inclusiva
Data do documento: 6-Dez-2016
Resumo: O presente trabalho teve por objeto discutir a eficácia da chamada educação inclusiva para as pessoas com deficiência em nosso país. Analisou-se a evolução histórica do tratamento dados às pessoas com deficiência desde os primórdios da humanidade até os dias atuais, figura da soberania, sua evolução histórica e a forma como é vista atualmente. Análise esta que levou ao estudo do desenvolvimento da direito internacional acoplado com o grande avanço assistido pela humanidade dos direitos humanos a partir do século passado. Demonstrou-se como esse processo referente aos direitos humanos, a partir das grandes guerras mundiais do século xx, levou a uma preocupação com o ser humano em si, fazendo com que as maiores potências econômicas e mundiais se preocupassem com a condição do ser humano em si, fazendo com que a figura da pessoa com deficiência fosse alvo de cuidados legais nunca antes vistos, principalmente através de acordos e pactos internacionais. Por todo o estudo, intentou-se provocar a abertura de novos pensamentos a respeito de como nem sempre a condição da pessoa com deficiência é respeitada e bem-tratada por nosso ordenamento. Essa preocupação acabou por gerar a educação inclusiva, a qual, por sua vez, busca cada vez mais incluir a pessoa com deficiência no âmbito social sem que este se sinta expurgado do meio no qual vive. É um grande desafio, digno, ainda, de calorosas discussões.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/677
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