ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/637
Título: Análise da qualidade de cápsulas de amoxicilina, comercializadas na cidade de Palmares–PE
Título(s) alternativo(s): Análisis de la calidad de cápsulas de amoxicilina, comercializadas em la ciudad de Palmares–PE
Autor(es): BARROS, Letícia Emanuele de Farias
NASCIMENTO, Ádila Priscila Felix do
Palavras-chave: Antibacterianos
Penicilinas
Análise qualitativa.
Data do documento: Dez-2016
Resumo: Os antibióticos são uma das classes mais importantes da farmacoterapia, sendo a amoxicilina um dos mais prescritos no mundo. A má qualidade dos medicamentos pode causar ao consumidor danos irreparáveis. Assim, este trabalho teve como objetivo estudar o perfil de qualidade das marcas de amoxicilina comercializadas na cidade de Palmares-PE. Todo o estudo, para se determinar a qualidade de cápsulas de amoxicilina, foi baseado na farmacopeia brasileira, avaliando-se características organolépticas e físico-químicas e potência antimicrobiana. Utilizou-se o microrganismo micrococcus luteus atcc 9341, soluções obtidas a partir do pó presente nas cápsulas e o solvente nas concentrações de 5 mg/ml, 0,5 mg/ml, 0,05 mg/ml e 0,005 mg/ml, para cada marca. Em relação as características organolépticas e físico-químicas, todas as marcas estavam de acordo com as exigências da farmacopeia Brasileira. Já quanto a potência apenas uma marca na concentração de 0,5 mg/ml e três marcas na concentração de 5mg/ml estavam dentro dos padrões preconizados. Tendo em vista os resultados obtidos, conclui-se que das marcas ofertadas à população de Palmares–PE, aproximadamente 57% está fora das especificações, enquanto que aproximadamente 43% está dentro dos padrões aceitáveis. Caracterizando-se, contudo, que, em uma certa proporção, produtos fora das condições de uso estão sendo ofertados.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/637
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANÁLISE DA QUALIDADE DE CÁPSULAS DE AMOXICILINA- ARTIGO FINAL.pdf188,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.