Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/534
Título: | Qualidade do sono e rendimento acadêmico dos docentes universitários: existe associação? |
Autor(es): | DINIZ, Luam Lima |
Palavras-chave: | Sono Distúrbios do sono por sonolência Excessiva Desempenho profissional |
Data do documento: | Dez-2016 |
Resumo: | Os docentes necessitam de adaptação e novas habilidades para realização de suas atividades. Tendo como consequência desgastes físicos e mentais, que podem estar relacionados com alterações na qualidade do sono. O objetivo desse estudo foi analisar a associação entre a qualidade do sono e o rendimento acadêmico dos docentes universitários. Trata-se de um estudo transversal e inferencial com amostra por conveniência e composta por noventa e nove docentes do centro universitário tabosa de almeida. Realizado no período de fevereiro de 2015 a setembro de 2016. Foram utilizados os protocolos: o índice da qualidade de sono de pittsburgh, índice da capacidade de trabalho, e o sociocultural. O teste estatístico utilizado foi o qui-quadrado (p≤ 0,05) pacote estatístico spss for windows – versão 21-2012. Dos docentes analisados 52,5% apresentaram qualidade de sono ruim, 32,3% apresentaram distúrbio do sono. De fato, a baixa qualidade do sono consequente da duração menor do que a recomendada foi um fator determinante no índice de capacidade para o trabalho (p=0,039). Neste sentido, é correto afirmar que a má qualidade do sono está associada com a diminuição do rendimento na realização das atividades acadêmicas. |
URI: | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/534 |
Aparece nas coleções: | TCC - Fisioterapia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO PRONTO-TCC.pdf | 322,05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.