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Título: Qualidade do sono e rendimento acadêmico dos docentes universitários: existe associação?
Autor(es): DINIZ, Luam Lima
Palavras-chave: Sono
Distúrbios do sono por sonolência Excessiva
Desempenho profissional
Data do documento: Dez-2016
Resumo: Os docentes necessitam de adaptação e novas habilidades para realização de suas atividades. Tendo como consequência desgastes físicos e mentais, que podem estar relacionados com alterações na qualidade do sono. O objetivo desse estudo foi analisar a associação entre a qualidade do sono e o rendimento acadêmico dos docentes universitários. Trata-se de um estudo transversal e inferencial com amostra por conveniência e composta por noventa e nove docentes do centro universitário tabosa de almeida. Realizado no período de fevereiro de 2015 a setembro de 2016. Foram utilizados os protocolos: o índice da qualidade de sono de pittsburgh, índice da capacidade de trabalho, e o sociocultural. O teste estatístico utilizado foi o qui-quadrado (p≤ 0,05) pacote estatístico spss for windows – versão 21-2012. Dos docentes analisados 52,5% apresentaram qualidade de sono ruim, 32,3% apresentaram distúrbio do sono. De fato, a baixa qualidade do sono consequente da duração menor do que a recomendada foi um fator determinante no índice de capacidade para o trabalho (p=0,039). Neste sentido, é correto afirmar que a má qualidade do sono está associada com a diminuição do rendimento na realização das atividades acadêmicas.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/534
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