ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/515
Título: O que os indicadores educacionais não medem: a influência da posse de diferentes tipos de capitais na educação no Brasil
Autor(es): SILVA, José Thiago de Mélo
Palavras-chave: Educação
Capital cultural
Indicadores educacionais
Escola
Sociedade
Data do documento: 9-Dez-2016
Resumo: O presente trabalho busca compreender como a posse dos capitais cultural, social e econômico à luz dos conceitos do sociólogo francês pierre bourdieu, podem influenciar nos resultados educacionais. A educação tem papel fundamental para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade, com isso, busca-se entender tais conceitos a fim de ter o embasamento teórico necessário. Buscou-se entender o processo educacional Brasileiro, as relações entre educador e educando. Faz-se uma análise do sistema educacional Brasileiro, discutindo as funções do estado, as atribuições estabelecidas pelos instrumentos normativos legais para cada ente da federação. Foram apresentados alguns conceitos de indicadores e suas implicações como ferramentas de gestão. Em seguida, observou-se os principais indicadores utilizados pelo sistema educacional brasileiro e foi realizada uma discussão sobre os problemas destes para a percepção dos capitais no contexto educacional. Para tal, utilizou-se da metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, selecionando e interpretando dados. Com isso, conclui-se que os indicadores como ferramentas de gestão são extremamente importantes, porém, a sua utilização no contexto educacional deixa de levar em consideração aspectos culturais que afetam o bom desempenho do aluno nos resultados obtidos. Sugere-se que os indicadores continuem a ser utilizados, mas numa perspectiva diferente, que possibilite a participação de todos os atores envolvidos na realidade escolar dos indivíduos e que possibilitem uma visão e interação da realidade local.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/515
Aparece nas coleções:TCC - Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Thiago (Thiago de Melo).pdf745,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.