ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/431
Título: Avaliação do potencial de produção de biogás, a partir da classificação de resíduos sólidos urbanos (RSU) depositados no aterro sanitário – Comagsul, Altinho PE.
Autor(es): SILVA, Gustavo Saturnino da
Palavras-chave: Classificação
Resíduos sólidos
Biogás
Flare
Data do documento: 20-Jun-2016
Resumo: Os Resíduos Sólidos Urbanos, quando dispostos em um ambiente redutor, sob condições anaeróbias (ausência de oxigênio), sofrem decomposição e, a parcela da matéria orgânica assim degradada, tem como produtos finais, chorume e biogás. Neste trabalho foi realizada uma classificação de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) depositados no aterro sanitário – COMAGSUL, Altinho PE, no período de 15/08 à 31/12 de 2015 . Diante de dados quantitativos obtidos, a cerca do volume de resíduos sólidos urbanos depositados ao ano de 2015 pelos municípios consorciados: Altinho, Agrestina, Belém de Maria, Bonito e Lagoa dos Gatos, foram aplicados no modelo metodológico do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, 1996) revisado em 2006. O modelo foi selecionado por ser de simples interpretação, onde foi possível perceber a relação entre o volume de resíduos depositados e a fração de resíduos degradáveis propícias a geração de biogás. De acordo com os dados, a geração estimada de biogás no período que a classificação foi realizada foi de 0,2546 m3. O valor obtido foi proporcional à dimensão do aterro. De acordo com as estimativas realizadas provenientes da aplicação dos dados no modelo IPCC, 1996, propôs-se como solução a queima do biogás excedente, através de equipamentos do tipo flare.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/431
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PFC Segunda versão.pdf1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.