ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3596
Título: Conflito de interesses no âmbito da petrobras: uma análise sob a égide do princípio da supremacia do interesse público em confronto com o interesse privado
Autor(es): FARIAS, Maria Laura de Carvalho
PESSÔA, Maria Paula do Carmo Santana
OMENA, Vinícius Sávio Benevides
Palavras-chave: Petrobras
Conflito de interesses
Operação lava-jato
Data do documento: 6-Jun-2023
Resumo: A Petrobras, Sociedade de Economia Mista mais conhecida no Brasil, possui como sócio majoritário o Governo Federal e desempenha um importante papel na economia do país. Ademais, a mesma vem passando por grandes interferências no seu aspecto administrativo em virtude das decisões políticas direcionadas pelo Poder Executivo e Poder Legislativo que muitas vezes acabam se sobressaindo frente ao Interesse Público e resultam em complicações e déficit da empresa. Nesse sentido, é possível interpretar que os interesses políticos, sociais e econômicos influenciam nas decisões administrativas, na política de preços e na desvalorização da Sociedade de Economia Mista? O presente artigo, a fim de desenvolver a problemática em questão, buscou utilizar a metodologia quanti-qualitativa, onde serão traduzidas, analisadas e interpretadas informações que contribuíram com o objetivo de verificar como a Petrobras é influenciada por decisões políticas, sociais e econômicas, que acabam gerando o supracitado déficit além da descrença social, e, por fim, como o consumidor final é prejudicado. De acordo com a proposta citada, serão utilizados como métodos de pesquisa: livros, artigos, delações, investigações publicadas e reportagens, para que ao final se possibilite uma ótima arguição sobre a temática. No mais, cumpre relatar que trazer à tona um tema de complexa compreensão e que aborda, também, questões políticas se torna bastante emblemático e desafiador, pois, além de entender o tema, é preciso compreender as ingerências sofridas pela Petrobras, desde a sua criação até os tempos atuais. Porém, é certo o quanto o estudo é essencial para entender grande parte dos cenários políticos e econômicos do Brasil.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3596
Aparece nas coleções:TCC - Direito



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.