ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3563
Título: Adoção à brasileira: os riscos e impactos jurídicos e sociais causados pela ilegalidade da adoção nas famílias brasileiras
Autor(es): MACHADO, Alícia Dias de Morais
RAMOS, Giovanna Silva
Palavras-chave: Prática ilegal
Refletir
Riscos
Data do documento: 6-Jun-2023
Resumo: O tema adoção a brasileira tem sido evidenciado ultimamente devido a casos midiáticos que envolveram esse arquétipo de adoção. Contudo, o que passa despercebido por muitos é que esta é uma prática ilegal. O objetivo do trabalho aqui apresentado é elencar os riscos jurídicos e sociais oriundos deste tipo de prática. Visando refletir e problematizar acerca de tal temática, doutrinas e estatísticas foram utilizadas a fim de demonstrar os prejuízos decorrentes da adoção a brasileira, bem como a análise de casos concretos. Metodologicamente a pesquisa fora produzida através da metodologia quantitativa, onde foram levantados o maior número de dados possíveis para fins de comprovação dos objetivos elencados acima. Nos resultados foi possível verificar os inúmeros riscos jurídicos e sociais advindos da prática de tal ilegalidade, muitos destes, ferem princípios indispensáveis como o princípio do melhor interesse da criança e da segurança jurídica, ao praticar tal ilegalidade os infantes são colocados a deriva de sofrerem consequências irreparáveis para sua formação social e moral.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3563
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINALIZADO .pdf536,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.