ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3560
Título: O discurso judicial e a violação dos direitos humanos de mulheres vítimas de violência sexual: análise do caso mariana ferrer
Autor(es): GONÇALVES NETO, Felix Firmino
PIRES, Loani Aparecida
SILVA, Yara Pollyane Gomes da
Palavras-chave: Gênero
Patriarcado
Lei n° 14.245/202
Data do documento: 6-Jun-2023
Resumo: A igualdade é fundamental na validação da equidade nas decisões judiciais, mas a manutenção da ordem patriarcal reflete notadamente em argumentos nas decisões que põem em risco a imparcialidade e o acesso à justiça das mulheres, principalmente em casos de violência doméstica e crimes contra a dignidade sexual deixando seus agressores até mesmo impunes. Isto porque, o Poder Judiciário em sua maioria é composto por uma imagem que reflete a predominância de grupos mais privilegiados, sobretudo do gênero masculino. Nesse contexto, são as mulheres que sofrem esse reflexo quando buscam o Estado-juiz com o propósito de justiça, igualdade, e com a finalidade de serem ouvidas e não mais estar em um cenário em que, há muito, eram silenciadas. Assim, uma maior presença de mulheres na esfera jurídica, sobretudo, em cargos de maior poder e privilégio, pode contribuir para moderar tais argumentos por parte dos juízes homens e implementar uma maior imparcialidade, no entanto, é importante destacar que alterar quantitativamente o número de mulheres e homens no Judiciário, não é suficiente. É necessário um processo formativo que resulte no comprometimento de ambos com a justiça de gênero. O caso da influencer Mariana Ferrer discutido neste trabalho é um exemplo de como essa cultura perdura e assolam as mulheres que não se sentem confortáveis diante de uma magistratura sem empatia, principalmente quando vítimas de crimes de violência sexual. Dessa forma, o presente artigo objetiva florescer a análise a respeito da violação dos direitos humanos das mulheres por parte do Poder Judiciário sob a ótica gênero consideradas nas decisões judiciais.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3560
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL FÉLIX-LOANI-YARA.pdf891,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.