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Título: O conhecimento de enfermeiros sobre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade
Autor(es): NASCIMENTO, Elizângela Silva do
SILVA, Gabriela Maiara Sobral da
SILVA, Larissa Francielly Andrade Mateus da
SOUSA, Vanessa Juvino de
WANDERLEY, Thyago da Costa
Palavras-chave: Enfermeiro
Atenção básica
TDAH
Puericultura
Desenvolvimento infantil
Data do documento: Jul-2016
Abstract: Background: ADHD is a disorder that has a considerable number of affected children. Nursing professionals have an important role in identifying and monitoring this. Through child care consultations obtained significant data regarding child development. Objective: To assess the knowledge of nurses in primary health care in relation to ADHD. Methodology: field, descriptive study with a quantitative approach. Performed with nurses of the Health Strategies of the Municipality of Caruaru-PE family. Results: Regarding symptoms, about 91% showed inattention, hyperactivity and impulsivity and symptoms of ADHD. Approximately 91% stated that the clinical examination along with multidisciplinary team define the diagnosis. Approximately 97% of respondents said that the treatment is based on psychosocial and psychopharmacological interventions. Conclusion: As ADHD interferes with daily and school activities, education and health professionals should be prepared for the assessment and rehabilitation of these children, in order to minimize the impact on quality of life and social interaction of this population. Key words: Nurse. basic care. ADHD. childcare. child development.
Resumo: Enquadramento : O TDAH é um transtorno que possui um número considerável de crianças acometidas. O profissional de enfermagem tem papel importante na identificação e acompanhamento deste. Através das consultas de puericultura obtém-se dados significativos em relação desenvolvimento infantil. Objetivo: Verificar o conhecimento do enfermeiro da atenção primária à saúde com relação ao TDAH. Metodologia: Estudo de campo, descritivo, com abordagem quantitativa. Realizado com os enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família do Município de Caruaru-PE. Resultados: Em relação aos sintomas, cerca de 91% apontaram desatenção, hiperatividade e impulsividade como sintomas do TDAH. Aproximadamente 91% afirmaram que o exame clínico juntamente com equipe multiprofissional definem o diagnóstico. Aproximadamente 97% das entrevistadas respondeu que o tratamento baseia-se em intervenções psicossociais e psicofarmacológicas. Conclusão: Como o TDAH interfere nas atividades diárias e escolares, os profissionais da área da educação e da saúde devem estar preparados para a avaliação e reabilitação destas crianças, de forma a minimizar o impacto na qualidade de vida e interação social desta população.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/356
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