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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Elizângela Silva do-
dc.contributor.authorSILVA, Gabriela Maiara Sobral da-
dc.contributor.authorSILVA, Larissa Francielly Andrade Mateus da-
dc.contributor.authorSOUSA, Vanessa Juvino de-
dc.contributor.authorWANDERLEY, Thyago da Costa-
dc.date.accessioned2016-09-10T12:44:22Z-
dc.date.issued2016-07-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/356-
dc.descriptionEnquadramento : O TDAH é um transtorno que possui um número considerável de crianças acometidas. O profissional de enfermagem tem papel importante na identificação e acompanhamento deste. Através das consultas de puericultura obtém-se dados significativos em relação desenvolvimento infantil. Objetivo: Verificar o conhecimento do enfermeiro da atenção primária à saúde com relação ao TDAH. Metodologia: Estudo de campo, descritivo, com abordagem quantitativa. Realizado com os enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família do Município de Caruaru-PE. Resultados: Em relação aos sintomas, cerca de 91% apontaram desatenção, hiperatividade e impulsividade como sintomas do TDAH. Aproximadamente 91% afirmaram que o exame clínico juntamente com equipe multiprofissional definem o diagnóstico. Aproximadamente 97% das entrevistadas respondeu que o tratamento baseia-se em intervenções psicossociais e psicofarmacológicas. Conclusão: Como o TDAH interfere nas atividades diárias e escolares, os profissionais da área da educação e da saúde devem estar preparados para a avaliação e reabilitação destas crianças, de forma a minimizar o impacto na qualidade de vida e interação social desta população.pt_BR
dc.description.abstractBackground: ADHD is a disorder that has a considerable number of affected children. Nursing professionals have an important role in identifying and monitoring this. Through child care consultations obtained significant data regarding child development. Objective: To assess the knowledge of nurses in primary health care in relation to ADHD. Methodology: field, descriptive study with a quantitative approach. Performed with nurses of the Health Strategies of the Municipality of Caruaru-PE family. Results: Regarding symptoms, about 91% showed inattention, hyperactivity and impulsivity and symptoms of ADHD. Approximately 91% stated that the clinical examination along with multidisciplinary team define the diagnosis. Approximately 97% of respondents said that the treatment is based on psychosocial and psychopharmacological interventions. Conclusion: As ADHD interferes with daily and school activities, education and health professionals should be prepared for the assessment and rehabilitation of these children, in order to minimize the impact on quality of life and social interaction of this population. Key words: Nurse. basic care. ADHD. childcare. child development.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnfermeiropt_BR
dc.subjectAtenção básicapt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectPuericulturapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleO conhecimento de enfermeiros sobre o transtorno do déficit de atenção e hiperatividadept_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
dc.embargo.lift2016-09-11T12:44:22Z-
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