ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3548
Título: O poliamor e a situação dos dependentes no direito previdenciário: uma análise da proteção previdenciária à luz do direito civil-constitucional
Autor(es): SILVA, Demétrio Eduardo da
ALMEIDA, Leone Araújo de
FREITAS, Moisés Silva de
Palavras-chave: Poliamor
Direito civil-constitucional
Direito previdenciário
Neoconstitucionalismo
Data do documento: 6-Jun-2023
Resumo: O presente trabalho visa analisar, através de uma disposição Jurisprudencial do Supremo Tribunal Federal (RE 1.045.273), a evolução dos efeitos jurídicos relativos à existência do Poliamor, principalmente, no que diz respeito à sua repercussão e implicações na esfera previdenciária. Isto, partindo do ponto de vista do fenômeno contemporâneo do Constitucionalismo debruçando-se sobre o Código Civil. Compreendendo, primeiramente, a evolução do conceito da entidade familiar e como hoje é conceituada de maneira ampla em razão do Neoconstitucionalismo. Vamos, também, conceituar e analisar o fenômeno do Poliamor, sua diferença da União Estável Dúplice, e a razão daquela dever desenvolver efeitos previdenciários, diferentemente desta. Juntamente, abordar quais benefícios previdenciários seriam alcançados com o reconhecimento válido do Poliamor. Concomitantemente, desenvolver e defender o porquê que o Poliamor e seus efeitos no âmbito do Direito Previdenciário devem ser reconhecidos, com base na influência constitucional no Direito Civil e na construção principiológica do Direito Previdenciário.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3548
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CONCLUÍDO.pdf204,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.