ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3544
Título: O trabalho infantil no polo de confecções da cidade de toritama/pe: a cultura da inicialização do trabalho antes da vida escolar
Autor(es): SILVA, Ávila Ester Lemos
LIMA, Jhonatan Almeida de
OLIVEIRA, Maria Eduarda Vila Nova
Palavras-chave: Trabalho infantil
Direitos violados
Evasão escolar.
Prejuízos
Fiscalização
Data do documento: 6-Jun-2023
Resumo: O trabalho infantil não é uma realidade da atualidade. No Brasil vem desde a colonização, contudo estes números só aumentaram ao longo das décadas, tendo como uma das maiores consequências o abandono escolar. Observando isso, buscou-se saber um pouco mais sobre as principais causas que levam estas crianças e adolescentes ao trabalho precoce e consequentemente abandonarem o convívio escolar, desta forma surgindo inúmeros prejuízos para sua educação, saúde e desenvolvimento. O principal objetivo deste estudo foi entender quais os aspectos negativos que a inserção precoce causa e a sua abrangência, com foco principal no município de Toritama, pequena cidade localizada no agreste de Pernambuco, que tem uma alta produção de Jeans, por ser um grande produtor e gerar muitos empregos, as famílias trabalham nas próprias casas e a partir disto as crianças são inseridas de forma “natural”, onde surge uma normalização do trabalho infantil. Como principal fonte de pesquisa foi usado o Estatuto da Criança e do adolescente, a Consolidação das Leis Trabalhistas que foi um grande passo na garantia de direitos no Brasil, que em sua redação trouxe a vedação ao trabalho infantil, e a Constituição Federal com principal foco em seu artigo 1º, III, que retrata o princípio da dignidade da pessoa humana. Além disso, a consulta pessoal aos órgãos municipais de combate e prevenção ao trabalho infantil. Em análise junto às entidades competentes como CREAS e Conselho tutelar local, foi possível observar quais os métodos utilizados para combater e fiscalizar o trabalho infantil afim de evitar que esta prática se normalize ainda mais. Por fim, foi possível observar que, apesar dos meios de combate e todo avanço para a erradicação, o trabalho infantil ainda é muito recorrente na vida de muitas crianças e jovens devido a extrema desigualdade social do Brasil, faz-se necessário outros meios de combate para que enfim, surja uma real erradicação desta modalidade ilegal de trabalho.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3544
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Avila, Jhonatan e Maria Eduarda.pdf233,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.