ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3484
Título: Erradicação da pobreza na constituição e sua efetividade: uma análise da curva de pobreza no Brasil no período de 1992 a 2017
Autor(es): COSTA FILHO, Daniel Barbosa da
SILVA, Hêmile Rebeca Cardoso da
BRITO, Maria Clara Libelina Pessôa de Almeida
Palavras-chave: Constituição
Desigualdade social
Pobreza
Data do documento: 8-Jun-2022
Resumo: É nítida a má distribuição de renda que assola o país, com grandes índices de desemprego, falta de moradia e saúde de qualidade gerando um baixo condão na dignidade dos seres humanos que habitam no país. Este trabalho teve por finalidade fazer uma análise sobre a efetividade do objetivo fundamental da República Federativa do Brasil de erradicar a pobreza, o qual está previsto no artigo 3°, inciso III da Carta Magna de 1988, através da pesquisa exploratória, analisando assim a curva da pobreza no Brasil no período dos anos de 1992 a 2017 através de dados, para discorrer sobre sua efetividade, demonstrando e fazendo um comparativo com a evolução constitucional desde a de 1824, como também verificar a evolução dos Direitos Humanos e sua trajetória no mundo. Este trabalho foi estruturado a partir da metodologia de estudo dedutivo, pois partimos das premissas teóricas gerais, para a especificidade de uma análise da curva da pobreza entre os anos citados. Como fontes, foi utilizado a pesquisa bibliográfica, a qual possibilitou a construção de uma estrutura teórica sobre o tema, sobretudo a partir de estudos comparativos de dados anuais e níveis da desigualdade social. A análise ocorreu pela forma quantitativa, pois a quantidade de seres humanos vivendo em descaso social nos foi essencial para que pudesse ser feito comparativos entre os níveis numéricos facilitando a afirmação. A análise se deu através de textos, pesquisas, dados fornecidos por órgãos governamentais, estudados em conjunto com exemplos para fundamentar os argumentos. Englobando todo um contexto que nos permitiu afirmar que a desigualdade e a carência social são exorbitantes no país, ocorrendo assim o inverso da obrigação do estado em cumprir as garantias pré-estabelecidas.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3484
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC --- DEPOSITO (1).pdf964,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.