Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3474
Título: | Os reflexos da ausência de regulamentação legal específica às novas formas de trabalho infantil cibernético no ordenamento jurídico brasileiro como propulsora da violação à proteção integral das crianças |
Autor(es): | SILVA, Ihara Rosana SILVA, Maria Eduarda Pereira ARAÚJO, Maria Laura Ferreira |
Palavras-chave: | Trabalho infantil cibernético Lacuna legislativa Reflexos negativos Proteção Integral |
Data do documento: | 7-Jun-2022 |
Resumo: | O presente trabalho teve gênese a partir do fenômeno contemporâneo das novas espécies de trabalho infantil em ascensão no ambiente virtual, especificamente em relação aos influenciadores digitais mirins, visto que o glamour ofusca a percepção dessa modalidade como trabalho por parte da sociedade, concatenando em uma linha tênue entre o lúdico e as possíveis explorações do labor pueril. A pesquisa foi sistematizada mediante uma análise exploratória e quanti-qualitativa, amparada no método dedutivo, tendo como fontes a pesquisa documental, bibliográfica e revisional das literaturas científicas congruentes, com o fim de compreender o trabalho infantil sob a perspectiva cibernética, bem como o vigente tratamento legislativo a ele ofertado. Em linhas gerais, depreendeu-se que existe uma lacuna legislativa, no Ordenamento Jurídico Brasileiro, em relação à disciplina específica do labor das crianças nos meios de comunicação digitais, a qual, somada às imprecisões conceituais das espécies de trabalho infantil no meio cibernético, pode propulsionar impactos negativos aos infantes, haja vista a sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, violando garantias fundamentais. Concluindo-se, assim, que a Proteção Integral, o Melhor Interesse e os direitos das crianças devem ser indistintamente extensíveis ao espaço virtual, com o fito de tutelar a dignidade desse grupo etário hipervulnerável, à proporção que o Direito precisa adequar-se às mudanças sociais da era digital para compatibilizar a plena desenvolução biopsicossocial dos infantes tanto no espaço off-line quanto no on-line. |
URI: | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3474 |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC (Versao final).pdf | 304,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.