ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3469
Título: A constelação familiar pode ser um mecanismo de acesso à justiça no direito de família? Reflexões a partir de entrevistas com consteladores/as de Caruaru/PE
Autor(es): LIMA, Eduarda Alexandra Sobral de Araújo
ALMEIDA, Franciele Sobral de
ACIOLI, Witalo Brenno Martins
Palavras-chave: Constelação familiar
Acesso à justiça
Direito de família
Solução pacífica de conflitos
Data do documento: 8-Jun-2022
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar se a Constelação Familiar é um mecanismo eficiente na garantia do acesso à justiça no âmbito do direito de família. Para tanto, parte-se da premissa de que atualmente o judiciário está abarrotado de demandas, as quais, geralmente passam anos para que as pessoas possam ter a plena consecução de seus direitos aferidos na realidade. Ainda nesse diapasão, torna-se cristalino que em muitos casos o litígio perdura mesmo com a decisão judicial, pois há um conflito interno que o judiciário não possui meios para saná-los. Tal fato necessita ser problematizado para a resolução eficaz dos conflitos familiares, principalmente sob o prisma de que a família em tese é uma das grandes bases da sociedade, e, neste arquétipo, um ambiente conflituoso tende a gerar turbações não apenas para os integrantes do núcleo familiar, mas para toda sociedade, pois tais problemáticas acabam sendo externadas. Assim, se utilizou da pesquisa de campo, através de entrevistas com consteladores/as de Caruaru-PE, a fim de possibilitar uma análise crítica acerca da Constelação Familiar no Direito através de um ponto de vista prático. Por conseguinte, foi possível observar que a Constelação Familiar pode ser um meio que colabore para consecução do acesso à justiça no direito de família. Entretanto, sua aplicação deve estar condicionada a um preparo por parte de seus aplicadores, principalmente no âmbito jurídico, em que de modo geral, não se tem embasamento acerca de questões terapêuticas.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3469
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC VERSÃO FINAL - EDUARDA, FRANCIELE E WITALO.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.