ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3456
Título: Caminhos e desafios da guarda sabática: uma análise jurídica sobre as leis e as práticas religiosas a partir da guarda do sábado
Autor(es): ARAÚJO, Simone Queiroz Aragão de
Palavras-chave: Sabatismo
Cidadania
Liberdade religiosa
Lei nº 13.796/2019
Data do documento: 8-Jun-2022
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar as intersecções entre as leis e as práticas religiosas, a partir da guarda sabática pelos Adventistas do Sétimo Dia. A liberdade de crença é um princípio complexo, que para ser entendido deve-se recorrer à teologia, à filosofia, ao Direito e a história. Neste estudo partimos em busca de compreender as relações entre Estado Brasileiro e a Religião Cristã, após a Constituição de 1988, analisando, sobretudo os pressupostos no ato de criar leis, tendo em vista os conceitos de imparcialidade e cidadania – por meio do pensamento de Mazzuoli (2001) e Vaccaro (2009). Para tanto, refletimos a partir da Lei nº 13.796/2019, que resguarda os sabáticos. Ademais, observamos ser necessária a elaboração de outras leis que resguardem os direitos religiosos para àqueles que definem o sábado como dia religioso de guarda. Por fim, consideramos que existe mais que um simples ato de fé ou devoção, essas relações apresentadas unem-se para construir e estabelecer novas práticas no Direito e na sociedade brasileira.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3456
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC SIMONE Queiroz Aragao de Araujo - Depósito.pdf463,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.