ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3432
Título: Análise microbiológica e toxicológica do extrato bruto seco de cedrela odorata l. (cedro) para composição do banco de dados do bioma caatinga
Autor(es): SILVA, Brenda Heloísa
LAURENTINO, Carolayne da Silva
SOUZA, Elayne Cristina Alencar de
Palavras-chave: Plantas medicinais
Cedro
Cedrela
Data do documento: 25-Set-2022
Resumo: As plantas medicinais apresentam um alto potencial terapêutico, tendo destaque Cedrela odorata com seus constituintes químicos, sendo muito utilizada para enfermidades, sendo elas: afecções uterinas, alergias, processos inflamatórios e produção industrial, como móveis e derivados. Este presente estudo teve como objetivo pesquisar suas propriedades medicinais, sua aplicabilidade, através da realização de testes antimicrobianos e de toxicidade do extrato bruto seco, das partes aéreas de Cedrela odorata. Para a realização dos ensaios biológicos foram testadas três linhagens de microrganismos, (Candida ssp., Streptococcus agalactiae e Staphylococcus aureus). A citotoxicidade foi testada por meio da avaliação da CL50 com Artemia sallina. O extrato do cedro apresentou atividade contra Staphylococcus aureus, e se mostrou de baixa toxicidade pelo método de Artemia sallina. Os resultados apresentados abrem a possibilidade de no futuro haver manuseio das substâncias bioativas da Cedrela odorata que possam ser utilizadas no tratamento de afecções.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3432
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.