ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3400
Título: Violência contra a mulher: crescentes casos de violência doméstica familiar contra a mulher no período de pandemia
Autor(es): SILVA, Alberes Gomes da
SILVA, Jessica Maria da
Palavras-chave: Homicídio
Feminicídio
Covid-19
Data do documento: 8-Jun-2022
Resumo: O novo coronavírus trouxe para a realidade de várias famílias brasileiras o isolamento social e isso pode ter sido o estopim para que o número de casos de homicídios de mulheres e de feminicídios aumentassem. Em contrapartida, existe uma redução nos números de registros em sedes de delegacias, provavelmente um dos fatores motivadores desse dado decrescente foi a alta vigilância sofrida pela vítima, justamente por estar em isolamento junto com o agressor. Diante desse cenário, o presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica e o seu objetivo é perceber como os números de homicídios de mulheres se comportaram durante o período da Pandemia de Covid-19, fazendo um comparativo com anos anteriores, a nível nacional e regional, trazendo destaque para o Estado de Pernambuco, como também uma análise dos números referentes ao feminicídio. Buscou-se através do objetivo geral analisar em que medida o isolamento social ocasionado pelo coronavírus influenciou os casos de violência doméstica contra a mulher. Já os objetivos específicos buscaram: descrever a pandemia e seus reflexos na violência contra a mulher, o homicídio e o feminicídio e analisar os dados estatísticos sobre a violência contra a mulher. Conclui-se que o isolamento social influenciou os números referentes a taxas de homicídios de mulheres e feminicídio. A pandemia da Covid-19 mostrou a violência silenciosa que acontece nos lares brasileiros, afinal estudos já demonstram que, antes do feminicídio, consumado ou tentado, a vítima já vem sofrendo há muito tempo com outros tipos de violência. O aumento desses números não significa de forma alguma que nada pode ser feito, e sim, que ainda é preciso ser feito muito mais, pois ainda existem outras vítimas nesses lares, são filhos e filhas que presenciam dia e noite atos de violência em silêncio, um mal que alimenta a alma e apodrece corações sadios.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3400
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC (2).pdf597,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.